Saúde mental

O que é a saúde mental?

A saúde mental é tão ampla e engloba tantos factores e áreas de estudo que é difícil dar uma definição breve, clara e concisa. Segundo a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), “a saúde mental é um estado de bem-estar em que um indivíduo realiza as suas capacidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar produtivamente, e pode dar uma contribuição à sua comunidade” [1]. Inclui o bem-estar emocional, psicológico e social, afectando a forma como pensamos, sentimos e agimos. Embora sejam frequentemente utilizados da mesma forma, ter uma saúde mental deficiente e ter uma doença mental não são sinónimos. Assim, uma pessoa pode ter má saúde mental sem ser diagnosticada com uma doença mental, enquanto que uma pessoa diagnosticada pode experimentar períodos de bem-estar físico, psicológico e social [1]. Por outras palavras, a saúde mental não se trata apenas da presença ou ausência de uma condição ou doença, mas de tudo o que contribui para esse estado de bem-estar individual.

 

Qual foi a origem do conceito de saúde mental?

O conceito de saúde mental e a disciplina médica tem uma origem razoavelmente recente que data de meados do século XX, quando a OMS e a Federação Mundial de Saúde Mental (WFMH) foram fundadas em 1948. Anteriormente, os estudos associados a este campo eram muito escassos e isolados, sem base estabelecida ou protocolos de tratamento estabelecidos por um comité especializado ou associação [2], [3]. O termo Higiene Mental era utilizado, mas mais do que uma disciplina médica, era um movimento para a melhoria das condições no tratamento, estudo e consideração das doenças e condições mentais, iniciado por Adolf Meyer e Clifford Beers em 1908 após a publicação de A mind that found itself [4], um livro baseado nas próprias experiências de Beers após passar tempo em três hospitais psiquiátricos. A partir desse momento, a Higiene Mental começou a ter uma presença mais significativa na sociedade e entre os profissionais, encorajando uma maior consciência da necessidade de criar associações e comités no sector, culminando na consolidação do conceito e disciplina da saúde mental, bem como associações internacionais especializadas na mesma, tais como a WFMH.

 

A realidade actual da saúde mental, explicada com números:

– Qual é a prevalência dos distúrbios de saúde mental?

According to Headway2023, a WHO-supported project that aims to reflect the reality of mental health in Europe and thus establish plans for action and improvement, more than one person in six is affected by a mental health problem in Europe today, and one in 4 people in the world will be affected by a mental or neurological disorder in their lifetime [5], [6]. This figure is given by the recognized cases, as mental health problems are substantially and systematically underreported, especially when compared to physical disorders or are a priori mild cases, which untreated eventually lead to significant health problems. Mental health problems rank second among disabling noncommunicable diseases in Europe, behind musculoskeletal conditions, accounting for 15% of the factors contributing to disability in the European population. Anxiety and depressive disorders are the most common (5,529 and 4,367 cases per 100,000 inhabitants, respectively) (Figure 1). These data translate into a 3.7% mortality related to mental disorders in Europe, with suicide being the sixth leading cause of mortality in the population under 70 years of age and the fourth in the population under 20 years of age, with an average of 12 suicides per 100,000 inhabitants in 2019 [6].

Figura 1. Prevalência de distúrbios de saúde mental na Europa em 2019. Os valores reflectidos são por 100.000 habitantes. Fonte: Headway2023.

– A saúde mental e a pandemia

Segundo a OMS, os problemas de saúde mental aumentaram desde o início da pandemia, principalmente relacionados com elevados níveis de ansiedade e stress [7]. O isolamento social, o medo de contágio, a incerteza, o stress crónico e as dificuldades económicas relacionadas com a pandemia são os principais factores que podem ter contribuído para o desenvolvimento ou exaltação de perturbações depressivas e aumento das taxas de suicídio [6], [8]. Por exemplo, em Espanha, estes dados são alarmantes, com quase 11 suicídios por dia durante 2020 a tornarem-se a principal causa de morte não natural e o ano com o maior número de casos no país desde que existe um recorde (1906) [8]-[10].

 

 

– Despesas em saúde mental

Os custos totais das doenças mentais são estimados em mais de 4% do PIB (mais de 600 mil milhões de euros) na União Europeia [11].

 

Importância da saúde mental

Tanto a saúde física como a mental são factores igualmente importantes de saúde global. Além disso, ambos se afectam um ao outro, como vários estudos sugerem. Uma saúde mental deficiente pode levar a problemas significativos de saúde física. Por outro lado, as condições físicas, especialmente as crónicas, podem levar a graves problemas de saúde mental. Um exemplo é a relação entre pacientes com depressão e predisposição para a diabetes, doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais [12]. Em suma, poderíamos resumir a importância do bem-estar com a conhecida expressão mens sana in corpore sano, evocando a importância de ter um equilíbrio entre saúde mental e física para manter o bem-estar e tentar levar uma vida plena [13], [14]. A manutenção de uma boa saúde mental e física trar-nos-á, entre muitas outras vantagens, uma capacidade mais notável de lidar com situações complicadas através da redução do stress, ter uma melhor auto-imagem e auto-confiança para desenvolver todo o nosso potencial, melhorar relações sociais saudáveis, aumentar a produtividade e, em última análise, uma qualidade de vida mais elevada [11].

 

Factores que podem influenciar a saúde mental.

A saúde mental não é influenciada por apenas um factor, mas é o resultado de uma multiplicidade de factores ambientais, sociais, biológicos e psicológicos [15]. Estes incluem antecedentes socioeconómicos, experiências adversas de infância e sociais, condições de saúde crónicas, predisposição genética, história familiar, e estilo de vida, incluindo dieta, actividade física, e utilização de substâncias [6], [11], [16].

 

Detecção

É muitas vezes difícil de compreender quando há provas de saúde mental deficiente. Da mesma forma, pode ser um desafio saber o que é normal e não quando se lida com emoções. Portanto, é essencial realizar um autocuidado da saúde mental e bem-estar, ser capaz de detectar a tempo quando precisamos de trabalhar para o melhorar ou pedir ajuda externa e ir a um terapeuta especializado para nos ajudar a obter as ferramentas necessárias para o fazer. Vários sinais alertam para a necessidade de trabalhar para melhorar a nossa saúde mental, entre outros [15]:

  • Desequilíbrios na alimentação e no sono.
  • Sentimentos de impotência e frustração.
  • Isolamento social.
  • Apatia e irascibilidade contínua.
  • Cansaço contínuo.
  • Súbitas mudanças de humor que afectam as relações sociais.
  • Pensamentos negativos recorrentes.
  • Incapacidade de realizar tarefas diárias.

 

Prevenção – mens sana in corpore sano

A saúde mental e física estão intimamente relacionadas, e um equilíbrio entre elas é ideal para manter o bem-estar e desfrutar de uma vida plena. Várias formas de autocuidado para promover a saúde mental poderiam ser as seguintes:

  • Tentar manter uma atitude positiva. Por exemplo, assumindo, canalizando e superando as emoções negativas.
  • Manter e cuidar das relações sociais.
  • Aprender a dizer “não” àquelas tarefas ou situações que envolvem emoções negativas para se afastar delas.
  • Trabalhar no desenvolvimento de competências para lidar com situações difíceis.
  • Praticar técnicas de relaxamento e meditação (atento). Estas actividades têm demonstrado relaxar a respiração, diminuir a tensão muscular e a pressão arterial, e libertar o stress.
  • Cuide da sua saúde física:
    • Descansar devidamente.
    • Comer uma dieta saudável.
    • Exercitar-se regularmente.

 

Por outro lado, as instituições têm um papel significativo a desempenhar na melhoria da saúde mental a nível social através de várias acções: aumento dos recursos de saúde mental para aumentar o acesso da população aos profissionais, campanhas de sensibilização e desestigmatização dos problemas de saúde mental, maior controlo do assédio a todos os níveis, etc. [5], [6], [17]-[19].

 

Saúde mental e genética

O papel dos factores genéticos na saúde mental é algo secundário. Embora o número de estudos que associam variantes genéticas específicas com algumas perturbações tenha aumentado nos últimos anos, é ainda demasiado cedo para compreender em profundidade a ligação entre genética e saúde mental devido à complexidade e amplitude daquilo em que ela consiste. Actualmente, através da genética, só é possível prever o risco de desenvolver apenas certas perturbações mentais, como a esquizofrenia, incluídas no nosso teste de saúde. Embora o papel dos testes genéticos na detecção de problemas de saúde mental seja muito limitado, pode ajudar indirectamente a orientar os nossos corpos para um estado mais elevado de bem-estar individual e assim ajudar a manter uma boa saúde mental. Por exemplo, os nossos testes nutrigenéticos e deportivos, juntamente com a ajuda de profissionais especializados, pode ajudar-nos a organizar inteligentemente uma dieta equilibrada e saudável e uma rotina de exercício adaptada às nossas condições, com base no nosso perfil genético. Por outro lado, com o teste de pele, conheceremos as características da nossa pele, o que nos permite adaptar uma rotina facial através da realização de um tratamento de beleza personalizado. Finalmente, o teste de Farmacogenética inclui medicamentos orientados para o tratamento de certas perturbações mentais, entre outros, para saber quais são os mais adequados em caso de necessidade de tratamento.

 

Bibliografia:

[1]      World Health Organization, “Mental health: strengthening our response.” https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/mental-health-strengthening-our-response (accessed Jan. 04, 2022).

[2]      World Health Organization, “WHO and Mental Health 1949-1961,” in WHO Chronicle, Geneva, 1962.

[3]      J. M. Bertolote, “The roots of the concept of mental health,” World Psychiatry, vol. 7, no. 2, p. 113, 2008, doi: 10.1002/J.2051-5545.2008.TB00172.X.

[4]      B. Clifford Whittingham, A mind that found itself. New York: Doubleday, Draw & Co, 1908.

[5]      “Brain Health.” https://www.angelinipharma.es/areas-terapeuticas/brain-health/ (accessed Jan. 05, 2022).

[6]      “Headway 2023.” https://www.angelinipharma.com/our-responsibility/projects/headway-2023/ (accessed Jan. 05, 2022).

[7]      J. Green, J. Huberty, M. Puzia, and C. Stecher, “The mediating effect of meditation and physical activity behaviors on the associations of COVID-19 related worry, attention to news, and stress with mental health in mobile app users in the United States: Cross-sectional survey.,” undefined, vol. 8, no. 4, Apr. 2021, doi: 10.2196/28479.

[8]      “España registra en 2020 el mayor número de suicidios desde que hay datos.” https://gacetamedica.com/profesion/espana-registra-en-2020-el-mayor-numero-de-suicidios-desde-que-hay-datos/ (accessed Jan. 04, 2022).

[9]      Confederación Salud Mental España, “Salud mental y COVID-19: Un año de pandemia,” Madrid, 2021.

[10]    Confederación Salud Mental España, “‘La salud mental de la población española cae en picado y debajo no hay red.’” https://consaludmental.org/sala-prensa/salud-menta-poblacion-espanola-cae-en-picado-pandemia/ (accessed Jan. 04, 2022).

[11]    “Mental health | Salud pública.” https://ec.europa.eu/health/non_communicable_diseases/mental_health_es (accessed Jan. 05, 2022).

[12]    B. MD, “Chronic Illness and Mental Health: Recognizing and Treating Depression,” 2015.

[13]    K. M. Scott et al., “Mental–physical co-morbidity and its relationship with disability: results from the World Mental Health Surveys,” Psychological Medicine, vol. 39, no. 1, pp. 33–43, Jan. 2009, doi: 10.1017/S0033291708003188.

[14]    M. Eastwood, “The Relation between Physical and Mental Illness,” The Relation between Physical and Mental Illness, Dec. 1975, doi: 10.3138/9781442631700/HTML.

[15]    “Mental Health: MedlinePlus.” https://medlineplus.gov/mentalhealth.html (accessed Jan. 04, 2022).

[16]    S. L. Dawson, S. R. Dash, and F. N. Jacka, “The Importance of Diet and Gut Health to the Treatment and Prevention of Mental Disorders,” International review of neurobiology, vol. 131, pp. 325–346, 2016, doi: 10.1016/BS.IRN.2016.08.009.

[17]    M. Knapp, D. McDaid, E. Mossialos, and G. Thornicroft, “Salud mental en Europa: políticas y práctica – Líneas futuras en salud mental,” in Observatorio Europeo de Políticas y Sistemas Sanitarios, Open University Press, 2007.

[18]    World Health Organization, Prevention of Mental Disorders – Effective Interventions and Policy Options Summary Report. Geneva, 2004.

[19]    “Rutinas de autocuidado para llevar bien la cuarentena | ANEFP.” https://anefp.org/es/blog/rutinas-de-autocuidado-para-llevar-bien-la-cuarentena (accessed Jan. 07, 2022).

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